segunda-feira - 16/set/2019
Inicio / Notícias / Doença Falciforme é Pauta no Conselho Nacional de Saúde

Doença Falciforme é Pauta no Conselho Nacional de Saúde

Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou hoje uma reunião histórica ao pautar uma discussão exclusiva sobre a Doença Falciforme no Brasil. No final da sessão, foi anunciado que o CNS protocolaria um documento final de recomendações.
O coordenador-geral desta Federação, Altair Lira, foi um dos convidados especiais ao evento. Lira destacou o exemplo do Recife como bom modelo de cuidado aos cidadãos com a doença falciforme. “A doença falciforme não é reconhecida como doença de brasileiro”, considerou Altair.
Altair Lira: citação a Steve Biko
Para o ativista baiano, se não fosse o controle social, a palavra “negra” não estaria no programa da Rede Cegonha, mesmo considerando o fato de que as mulheres negras são as principais vítimas dos óbitos neonatais. Ele citou o ativista sul-africano Steve Biko, ao falar da necessidade de se ter orgulho de se estar vivo, com dignidade.
Também convidada para a reunião, Joice Aragão, coordenadora nacional do Programa de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme do Ministério da Saúde, disse que a implantação desse programa foi, inicialmente, ridicularizada, sendo essa iniciativa taxada de “caixinha pra preto” dentro das instâncias decisórias do próprio Ministério da Saúde, reconhecendo publicamente o racismo institucional.
Ela destacou, entretanto, que a política da triagem neonatal vai ser revista pela Coordenação do Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde. Aragão revelou também que os governos de Santa Catarina e Roraima jamais solicitaram parceria com a coordenação do Programa Nacional, o que revela o descaso em relação a esse grave problema de saúde pública.
O representante gaúcho no CNS defendeu ações de educação permanente das equipes de saúde pelo SUS, incluindo questão do racismo institucional. Ele disse que no Rio Grande do Sul já está sendo discutida e viabilizada a inclusão do exame de eletroforese de hemoglobina no pré-natal, na Rede Cegonha para mulheres gestantes atendidas pelo SUS, para detecção da anemia falciforme.

LEIA TAMBÉM

Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes

27 de Outubro é o Dia da Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *