segunda-feira - 09/dez/2019
Inicio / Notícias / Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes

Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes

27 de Outubro é o Dia da Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, LEI Nº 12.104, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2009, considerada um passo fundamental para que o Governo incentive pesquisas e desenvolva campanhas públicas de Educação sobre a Doença Falciforme.
Uma doenças hereditárias e que apresenta já nos primeiros anos de vida, manifestações clínicas importantes. Isso representa um sério problema de saúde pública, atingindo principalmente a população afrodescendente. A doença falciforme foi incluída na triagem neonatal em junho de 2001, medida que serviu de modelo para a adoção em outros Estados.
O Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes tem como objetivo Dar visibilidade a Doença Falciforme e chamar a atenção da sociedade sobre a doença monogênica mais antiga e mais comum no Brasil, onde dados do Ministério da Saúde apontam que 3.500 crianças nascem com a doença Falciforme por ano e cerca de 200 mil apresentam o traço falciforme no Brasil, não recebe a atenção devida do poder público e da sociedade em geral, chamar atenção de gestores e governo para implementação da Política Nacional de Atenção as Pessoas com Doença Falciforme e fazer valer os direitos das pessoas que convivem com esta patologia.
Saiba mais: http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%2012.104-2009?OpenDocument.

A APROFe – Associação Pró- Falcêmicos assim como outras associações e movimentos Pró-Saúde da População Negra, realizam rodas de conversas, seminários, fórum e entre outras atividades em busca de propagar a informação e buscar o reconhecimento de uma causa que beneficie à população brasileira.

Pois a nossa luta só faz sentido se formos às ruas e dermos voz a quem não é ouvida, aos excluídos. É o momento de fazer o papel de cidadão e exigir de garantia direito.
A luta é contínua… a missão é permanente, e em comemoração a esta data, no dia 27/10/2018 no horário das 14:00 horas às 17:00 horas estaremos no Sindicato dos Radialistas situado a Rua Conselheiro Ramalho, 992 – Bela Vista/São Paulo realizando a 2º Roda de Conversa sobre Doença Falciforme e suas Peculiaridades.

Sheila Ventura, Coordenadora da APROFE.

LEIA TAMBÉM

Audiência Publica – Fechamento das unidades e serviços de saúde.

Hoje a tarde, dia 27 de março, na sede do Ministério Público do Estado de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *